Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO ASSINA EMBAIXO NO SPAGHETTI ALLA PUTANESCA DO VIA ITÁLIA

Via Itália, Nova Iorque, 45 West, 46th Street
11/01/2009 às 11:02
Foto: Foto: BJá
Spaghetti alla Putanesca, de bom tamanho e saboroso, no Via Itália, Nova Iorque
  - Há italianos e italianos em Nova Iorque. Que frase chavão mais boba. São Paulo também é assim meu caro (a) leitor (a).


Uns mais caros; outros mais baratos. Mas, sempre italianos repletos de adereços nas paredes e balcões.


E quando se fala de um restaurante italiano a conversa entre clientes às mesas é alta, as famílias se confraternizam e a decoração sempre revela algum cantinho do país da bota.


Em Nova Iorque hay un italiano que me gusta mucho, bueno e barato. Até escrevi em espanhol para lembrar de minhas origens.


Como he leido arriba o Via Itália, ristorante fine italian cuisine, é um popular com elegância. Poucas mesas, aconchegante e com balcão de espera agradável.


E olha que maravilha! O dono-gerente da casa se chama Mário, habla português, tem parente na cidade do Salvador - os Garrido - e é de uma gentileza à toda prova.


No balcão, à espera da mesa, a sugestão de Mário para ambientar a conversa cerveja italiana Peroni - Nastro Azurra - birra superiore com gosto amargo, diferente.


Não foi de bom agrado da senhora Bião de Jesus acostumada com a Skol que desce redondo. Disse-me que a birra descera quadrada. A mim não. Lembrei-se da Crasberg que um dia fez sucesso fugaz na Bahia.


À mesa, pois, acomodados, um Cabernet Sauvignon Morro Bay, Califórnia, finíssimo em suavidade no palato.


Esses Califórnia são temperados na meia luz e descem allegros.


Exagerado o nobre Mário em gentilezas com cesta de pão variados, à moda Avelino, sua terra natal.  Azeitonas, azeites e gusoleimas.


Al principal, si um Spaghetti alla Putanesca, tradicionalíssimo de Itália, com anchovas, capers, black olivas in tomato sauce.


Que maravilha. Bom em qualidade e quantidade, como preza um popular italiano.

Já a senhora Bião de Jesus teria se dado mal com seu Ravioli Quasi Tutto, segundo seu dizer, com poucos travesseirinhos a comer. Mas, deliciosos.


Franquito Filho, que não é bobo e conhece a fartura do Gnocchi alla Bollonese optou pelo tradicional e se deu bem. Saiu a fazer elogios.


De minha parte, recomendo com todas as letras o Via Itália e o infalível Spaghetti alla Putanesca. É acertar no alvo. E viver um pouco de Avelino.



Onde fica:

Nova Iorque, Manhattan

45 West 46th Street

Email viaitalia123@aol.com

Para reserva (se for o caso)

212. 398.6866

212. 768.9384