Direito

GOVERNO FEDERAL NEGA VERBAS PARA FISCALIZAÇÃO DE TRABALHO ESCRAVO

Os ataques às entidades fiscalizadoras estão passando de todos os limites
Flavio Cirilo , Salvador | 30/04/2021 às 18:00
Governo Federal nega verbas para fiscalização de trabalho escravo
Foto: divulgação
Como se não bastassem todos os cortes e ameaças aos serviços públicos, e toda a ineficiência do Governo Federal no combate à pandemia, a Delegacia Sindical da Bahia, do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT DS BA), está denunciando o enfraquecimento da categoria e do importante trabalho de fiscalização desempenhado. Atualmente, operações importantes de fiscalização estão tendo verbas negadas, impossibilitando o combate ao trabalho escravo e a proteção dos trabalhadores contra a Covid.

A Auditoria-Fiscal do Trabalho em todo o país está denunciando mudanças na estrutura e nos processos que acabam dificultando as ações de fiscalização. Na Bahia, pelo menos duas operações importantíssimas deixaram de ser realizadas apenas em uma semana do mês de abril, colocando em risco a vida e a dignidade de dezenas de pessoas.

Segundo o presidente da DS BA, Anastácio Gonçalves Pinto Filho, "além do corte nas verbas, a Auditoria-Fiscal do Trabalho está tendo que passar informações estratégicas a departamentos sem ingerência direta com as operações de maneira que, caso sejam vazadas, acabarão prejudicando o resultado dos trabalhos."

A Delegacia Sindical da Bahia do SINAIT segue na luta em defesa das entidades fiscalizadoras e de um Brasil com trabalho digno e mais justiça social.