Direito

PEDRO GUERRA ASSUME COMO DESEMBARGADOR E FALA EM HONRAR A TOGA

vide
| 03/05/2012 às 19:28
Medalha do Mérito Judiciário entregue pela esposa, Maria Amélia e pela mãe, Doralice Passos
Foto: Nei Pinto
O advogado Pedro Guerra é o mais novo membro da Corte do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Ele foi empossado como desembargador, na noite desta quinta-feira (3/5), pelo presidente do TJBA, desembargador Mario Alberto Hirs.

A cerimônia de posse teve início às 17h e foi realizada no auditório do Tribunal de Justiça, no Centro Administrativo da Bahia, na presença de diversas autoridades e de familiares do bacharel de Direito.

O ex-procurador foi conduzido pelos desembargadores Carlos Alberto Dultra Cintra, Rosita Falcão de Almeida Maia e Nilson Soares Castelo Branco. 

A mesa de honra foi composta pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargador Mario Alberto Hirs, pelo procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva e pelo secretário judiciário Adalberto de Figueiredo Rocha Neto.

Dentre os que prestigiaram o evento estavam o prefeito de Salvador, João Henrique, o vice-prefeito, Edvaldo Brito, o presidente da OAB-BA, Saul Quadros, a presidente do TRT da 5ª Região, desembargadora Vânia Jacira Tanajura Chaves, e o desembargador aposentado Paulo Furtado.

Para a entrega da Medalha do Mérito Judiciário do Estado da Bahia, o desembargador escolheu sua esposa, Maria Amélia Lima Guerra.

O diploma correspondente foi entregue por sua mãe, Doralice Passos Costa Guerra e por seus filhos, Pedro Guerra Júnior e Renata Guerra.

O novo membro da Corte falou da expectativa da nova missão. "Espero contribuir para melhorar a Justiça em todos os seus níveis, honrar a toga e, sobretudo, o nome de meu pai, que foi desembargador e presidente deste Tribunal", declarou o desembargador Pedro Guerra.

O presidente Mario Alberto Hirs, em seu discurso, relembrou que foi empossado justamente pelo pai do novo membro da Corte, o falecido desembargador Adolfo Leitão Guerra. 

Após a solenidade de posse, deu-se início a um coquetel comemorativo na Praça de Serviços do Tribunal. 

Nomeação
O bacharel Pedro Augusto Costa Guerra foi procurador de carreira por mais de 30 anos, ocupando todos os cargos da procuradoria, até chegar à procurador-geral da Prefeitura de Salvador. O novo desembargador também foi conselheiro do extinto IPRAJ, representando a Ordem dos Advogados do Brasil-BA.

Indicado pela OAB e escolhido pelo governador Jaques Wagner, o desembargador Pedro Augusto Costa Guerra teve sua nomeação publicada no Diário Oficial do Estado de 18 de abril deste ano. 

Ele ocupa a vaga reservada ao Quinto Constitucional, que destina, de acordo com o Art.94 da Constituição Federal, um quinto dos lugares dos Tribunais dos Estados a membros do Ministério Público e advogados com mais de dez anos de carreira, indicados em lista sêxtupla pelos respectivos órgãos de classe.