vide
Medalha do Mérito Judiciário entregue pela esposa, Maria Amélia e pela mãe, Doralice Passos
Foto: Nei Pinto
O advogado Pedro Guerra é o mais novo membro da Corte do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Ele foi empossado como desembargador, na noite desta quinta-feira (3/5), pelo presidente do TJBA, desembargador Mario Alberto Hirs.
A cerimônia de posse teve início às 17h e foi realizada no auditório do Tribunal de Justiça, no Centro Administrativo da Bahia, na presença de diversas autoridades e de familiares do bacharel de Direito.
O ex-procurador foi conduzido pelos desembargadores Carlos Alberto Dultra Cintra, Rosita Falcão de Almeida Maia e Nilson Soares Castelo Branco.
A mesa de honra foi composta pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargador Mario Alberto Hirs, pelo procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva e pelo secretário judiciário Adalberto de Figueiredo Rocha Neto.
Dentre os que prestigiaram o evento estavam o prefeito de Salvador, João Henrique, o vice-prefeito, Edvaldo Brito, o presidente da OAB-BA, Saul Quadros, a presidente do TRT da 5ª Região, desembargadora Vânia Jacira Tanajura Chaves, e o desembargador aposentado Paulo Furtado.
Para a entrega da Medalha do Mérito Judiciário do Estado da Bahia, o desembargador escolheu sua esposa, Maria Amélia Lima Guerra.
O diploma correspondente foi entregue por sua mãe, Doralice Passos Costa Guerra e por seus filhos, Pedro Guerra Júnior e Renata Guerra.
O novo membro da Corte falou da expectativa da nova missão. "Espero contribuir para melhorar a Justiça em todos os seus níveis, honrar a toga e, sobretudo, o nome de meu pai, que foi desembargador e presidente deste Tribunal", declarou o desembargador Pedro Guerra.
O presidente Mario Alberto Hirs, em seu discurso, relembrou que foi empossado justamente pelo pai do novo membro da Corte, o falecido desembargador Adolfo Leitão Guerra.
Após a solenidade de posse, deu-se início a um coquetel comemorativo na Praça de Serviços do Tribunal.
NomeaçãoO bacharel Pedro Augusto Costa Guerra foi procurador de carreira por mais de 30 anos, ocupando todos os cargos da procuradoria, até chegar à procurador-geral da Prefeitura de Salvador. O novo desembargador também foi conselheiro do extinto IPRAJ, representando a Ordem dos Advogados do Brasil-BA.
Indicado pela OAB e escolhido pelo governador Jaques Wagner, o desembargador Pedro Augusto Costa Guerra teve sua nomeação publicada no Diário Oficial do Estado de 18 de abril deste ano.
Ele ocupa a vaga reservada ao Quinto Constitucional, que destina, de acordo com o Art.94 da Constituição Federal, um quinto dos lugares dos Tribunais dos Estados a membros do Ministério Público e advogados com mais de dez anos de carreira, indicados em lista sêxtupla pelos respectivos órgãos de classe.