A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) vai recorrer hoje (23) da decisão judicial que autoriza o funcionamento pleno do Shopping Paralela. Na última sexta-feira (20), a autarquia interditou as Lojas Americanas e a unidade do UCI Oriente (cinema), por não possuírem o TVL (pré-licenciamento de empresas). Além disso, ambos os estabelecimentos não dispõem de projeto de segurança contra incêndio e pânico, colocando em risco os usuários do equipamento em caso de acidente.
A administração do centro comercial também havia sido notificada para que não permitisse a abertura de outras 14 lojas, que estão com os TVLs vencidos. As medidas vêm sendo aplicadas após o shopping descumprir as condicionantes para o seu funcionamento: a construção de uma via marginal, do pontilhão sobre o Rio Trobogy e a relocação de um tanque de refrigeração.
Em São Paulo, a Justiça determinou na semana passada que o Shopping JK Iguatemi permanecesse interditado por não ter concluído as obras para facilitar o fluxo de veículos gerado pelo empreendimento na região, determinantes para o funcionamento do centro comercial. A medida é semelhante à que a Prefeitura vem tentando adotar em Salvador, visando garantir o cumprimento da legislação vigente e desafogar o trânsito na Av. Luís Viana Filho (Paralela).