Direito

TRABALHADORES DOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DE SALVADOR PODEM FAZER GREVE

vide
| 27/05/2011 às 15:14

O Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis (Sinposba) vai realizar uma manifestação na próxima quarta-feira (01), às 7h, no Posto I da Paralela pelo não cumprimento do acordo feito com o Sindicato Patronal. Foram várias reuniões e assembléias realizadas até que chegaram a um consenso: os patrões se comprometeram a dar um reajuste salarial de 9%, auxílio alimentação no valor de R$ 85,00 e manter as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho.
 
O Sinposba reuniu os trabalhadores em Assembléia na última quinta-feira (26), informando a todos as conquistas adquiridas na da Campanha Salarial deste ano. Hoje, sexta-feira (27), foram surpreendidos com o descumprimento do acordo por parte dos patrões.


O Sindicato Patronal voltou atrás da decisão e quer mudar duas cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (10ª e a 29ª). Uma é sobre o fornecimento de leite aos trabalhadores e a outra é com relação a conta-salário. Os patrões querem deixar de fornecer o leite e oferecer uma compensação de R$ 15,00 ao trabalhador e que a conta-salário seja facultativa.


Veja o que diz as cláusulas:

Cláusula 10ª - Conta-Salário: O pagamento da remuneração dos empregados deverá ser feito mediante depósito em CONTA -B ANCARIA junto à instituição bancária, no mesmo prazo fixado no item 9.1 desta convenção, em agêncialocalizada no município onde o empregado preste serviço e, preferencialmente, naquela mais próxima do local de trabalho.

Cláusula 29ª - Fornecimento de leite/ lanche: As empresas servirão leite, ou café com leite, ou um copo de mingau, ou outro alimento similar, conforme critérios definidos pelas mesmas, aos seus empregados lotados nas unidades de trabalho, sendo que o leite não poderá ser inferior a um copo de 300 (trezentos) ml por turno a cada trabalhador, não se incorporando tal benefício ao salário do empregado para qualquer finalidade lega. (Para ver a Convenção completa, acesse http://www.sinposba.org.br/).

Segundo Paulo Félix, diretor de imprensa do Sinposba, essa manifestação vai demonstrar a insatisfação da categoria e que não é a primeira vez que ocorre este tipo de atitude dos patrões. "Queremos convocar os trabalhadores e informar a sociedade para que eles sejam solidários a nossa luta. O fornecimento do leite foi uma conquista nossa, não podemos aceitar essa mudança. Se a decisão for mantida, a categoria vai entrar em greve", disse.