Direito

MP USA BALSA NO VELHO CHICO COMO SALA DE AULA A AMBIENTALISTAS

VIDE
| 25/05/2011 às 10:38
O projeto "Navegando no Velho Chico", fruto do esforço do Ministério Público estadual, através do Núcleo de Defesa do São Francisco (Nusf) em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e a Secretaria de Educação do município, retomou as atividades ontem, dia 23, realizando uma viagem fluvial em prol da educação ambiental em Juazeiro (a 511 km de Salvador).

Sobre as águas do São Francisco foi realizada uma aula direcionada aos coordenadores pedagógicos das escolas públicas, contando com a presença da promotora de Justiça de Juazeiro, Mayumi Kawabe, e representantes da Colônia de Pescadores e do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Agrícolas, Agroindustriais e Agropecuárias dos Municípios de Juazeiro, Curaçá, Casa Nova, Sobradinho e Sento Sé.

Durante o percurso, foram ressaltadas as características geográficas do rio, além das importâncias econômicas e culturais do Velho Chico na região. Para a coordenadora do Nusf, promotora de Justiça Luciana Khoury, a necessidade da realização de uma educação ambiental efetiva se faz necessária, pois em vários trechos foram constatados os danos sofridos pelo rio, como assoreamento, agressão à mata ciliar e poluição decorrente do uso de agrotóxicos, dejetos e esgotos. "Esse projeto surge como forma de estimular todas as prefeituras da Bacia do São Francisco, sejam baianas ou não, a implementarem com eficiência essa séria responsabilidade legal, com criatividade, altivez, mas principalmente solidariedade, dando as mãos", ressalta Khoury