Preço diferenciado para pagamento à vista (em dinheiro, cartão de crédito sem parcelar e cartão de débito), produtos expostos à venda sem preço e exigência de tempo mínimo de conta para recebimento de cheque foram algumas das infrações identificadas pelos fiscais do Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, durante Operação Dia das Mães. Dos 72 estabelecimentos visitados, 13 foram autuados pelo órgão.
O balanço da operação foi divulgado nesta sexta-feira (06). Foram vistoriados estabelecimentos comerciais dos Shoppings Iguatemi, Paralela, Salvador Shopping, Piedade, Center Lapa e Itaigara. Segundo a Diretora de Fiscalização do Procon-BA, Isabella Barreto, além das autuações os fiscais também fizeram trabalhos educativos em 11 estabelecimentos, orientando os fornecedores sobre as normas estabelecidas no Código de Defesa do Consumidor e solicitando adequação das irregularidades encontradas.
Os estabelecimentos autuados foram: Gatta Brazil e Via Paris do Salvador Shopping; M. Martan, Fundição Filomena e The Planet do Shopping Iguatemi; Sonho dos Pés, Colcci, Evidence e R. Ventura do Shopping Barra; Jacks Jeans e Brith Folheados e Bio Tipo do Shopping Piedade e Ousadbia do Shopping Paralela. Os 48 estabelecimentos restantes estavam em conformidade com a legislação, durante a visita.