Direito

NOVAS DESEMBARGADORAS AGRACIADAS COM MEDALHAS DO MÉRITO JUDICIÁRIO

veja
| 11/12/2010 às 14:02
Entrada triunfal das desembargadoras sob aplausos dos presentes
Foto: Nei Pinto
As desembargadoras Ilza Maria da Anunciação e Cynthia Maria Pina Resende foram agraciadas, no final da tarde desta sexta-feira (10), com a Medalha do Mérito Judiciário, em sessão solene do Tribunal Pleno, realizada extraordinariamente no auditório do Tribunal de Justiça.

A comenda, foi instituída em 1983 com o objetivo de homenagear personalidades nacionais e estrangeiras por seus méritos e relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário.

A primeira homenageada foi a desembargadora Ilza Maria da Anunciação, conduzida ao auditório pelos desembargadores Carlos Cintra, Sílvia Zarif e Sara Brito.






Ela recebeu a medalha do arquiabade do Mosteiro de São Bento, Dom Emanuel D´Albe, de Maria Lúcia Gois de Oliveira e de Catarina Freire de Brita.

Já o  respectivo diploma foi entregue por Dom Agostinho de Araújo Carvalho, Flávia Silveira Carneiro e Paulo Souza Oliveira.

Em seguida, a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, que entrou no auditório acompanhada dos desembargadores Carlos Cintra, Rosita Falcão e Nilson Castelo Branco, recebeu a medalha do esposo José Carlos Araújo e da sogra Odete Araújo, e o diploma dos pais, Maria Celina Pina Resende e Evaldo Resende.









Em seu discurso de homenagem, a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Telma Britto, disse que a medalha "expressa a gratidão do Tribunal de Justiça a duas magistradas de reputação ilibada e elevada qualificação técnica".

A presidente também ressaltou que, no exercício da atividade judicial, as desembargadoras sempre trabalharam pela dignidade da pessoa humana, pelo fortalecimento da instituições e pela realização dos valores democráticos.



As duas magistradas foram eleitas desembargadoras em sessão do Tribunal Pleno realizada no último dia 1º de dezembro e tomaram posse em sessão solene realizada no dia dois de dezembro, juntamente com a magistrada Heloisa Pinto de Feitas Graddi.

A desembargadora Ilza ingressou na magistratura em 1982, na Comarca de Gentio do Ouro. Foi promovida por antiguidade para São Félix em 1987. Em 1989, foi promovida para Cachoeira e, em 1992, para Salvador.

A desembargadora Cynthia Maria Pina Resende tornou-se magistrada em 1984, assumindo a comarca de Brejões. Em 1986, foi promovida por antiguidade para Cícero Dantas. Em 1987, foi novamente promovida por antiguidade, para Ipirá. De Ipirá, a desembargadora fez uma breve passagem por Irecê, de onde foi promovida para Salvador, em 1992.