vide
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) se despede, na próxima quinta-feira (2/12), do seu vice-presidente, o desembargador Eserval Rocha, em solenidade marcada para as 17 horas, na Sala de Sessões do Tribunal. Na cerimônia, o desembargador, que tem 59 anos - 29 deles dedicados à magistratura - será também agraciado com a Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia com Palma. Assume a presidência do TRE, o desembargador Dutra Cintra.
A Medalha - concedida com base na Resolução Administrativa 01/98 - tem a finalidade de agraciar personalidades que contribuíram, destacadamente, para o engrandecimento, eficiência e respeitabilidade da Justiça Eleitoral do Estado e do País.
Baiano de Vila de Santo Inácio, distrito de Gentio do Ouro, Eserval advogou até 1981, atuando depois como juiz em diversas comarcas do Tribunal de Justiça (TJ-BA). Foi eleito juiz substituto do TRE em 2006, período a partir do qual atuou provisoriamente na área de propaganda, auxiliando as eleições.
Já desembargador - posição conquistada por critério de merecimento em 2003 - reingressou ao TRE em 2008, assumindo o cargo de vice-presidente (Biênio de 05/12/2008 a 05/12/2010) ainda na gestão do desembargador Sinésio Cabral Filho.
O magistrado sai do cargo de vice-presidente após cumprir seu mandato. O Tribunal de Justiça deverá agora indicar um novo desembargador para a vaga.