Direito

MP APOIA PROGRAMA VIDA PLENA PARA PROTEGER PROCURADORES APOSENTADOS

vide
| 14/10/2010 às 17:25
"Um projeto inovador, que pretende não só preservar a cultura histórica dos membros e servidores do Ministério Público, mas também permitir que eles tenham uma vida plena, com atividades que assegurem o seu bem-estar físico e mental". É desta forma que o procurador de Justiça aposentado, Valdir Caires, avalia o 'Programa Vida Plena', instituído no âmbito do Ministério Público do Estado da Bahia em 30 de setembro último, através de ato normativo assinado pelo procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva e publicado no Diário da Justiça Eletrônico.

O objetivo do programa, de acordo com o documento, é viabilizar uma política de qualidade de vida para membros e servidores aposentados. Para isso, atuará em duas vertentes: buscando a adequação do membro ou servidor à futura condição de aposentado e a participação desses aposentados em atividades socioeducativas, culturais e laborais.

O programa foi instituído levando em consideração a contribuição que os membros e servidores aposentados deram para o desenvolvimento do MP e visa ajudá-los no aprimoramento de um projeto de vida pessoal e profissional que envolva o estímulo à descoberta de novas habilidades e talentos. Neste sentido, a execução do 'Programa Vida Plena' contemplará um conjunto de ações a serem implementadas de forma gradual, como a implantação do 'Espaço do Aposentado'; a criação de instrumentos de comunicação com os aposentados; instalação de uma 'Mesa de Interlocução' para discussão, encaminhamento de pleitos e fornecimento de informações; participação em programas estratégicos da Instituição; orientação sobre assuntos previdenciários; serviço de atendimento psicossocial, de educação nutricional e terapêutico; implantação de um banco de ideias; e preparação para a aposentadoria. De acordo com Valdir Caires, que coordena o programa, um evento com palestras sobre assuntos de interesse dos aposentados deverá ser realizado até o final deste ano em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento