Direito

ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL RAUL SÁ DISCUTEM DIREITOS HUMANOS

Vide
| 07/10/2010 às 14:58
Líderes e vice-líderes da Escola Estadual Raul Sá participaram ontem (06), da segunda etapa da capacitação em direitos humanos realizada pelo Projeto "NUDH nas Escolas". A atividade é uma promoção do Núcleo de Direitos Humanos da Bahia da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), em parceria com a Coordenação de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CORDEF), também da SJCDH, e a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC).
 
No encontro, os estudantes, estimulados pelas perguntas da assistente social Alice Bárbara, fizeram relatos de atitudes negativas que atrapalham a condução das atividades educativas na escola e levantaram propostas que podem ajudar a solucionar os problemas.
 
Segundo a assessora técnica, da CORDEF, Sueli Calisto, o projeto tem como finalidade contribuir para a construção de uma escola mais participativa, incentivando e fomentando o respeito às diferenças, a solidariedade, colaborando para o estabelecimento da igualdade, da justiça e do desenvolvimento humano.
 
Uma estudante de 14 anos, do 6º ano do ensino fundamental, relatou que a falta de respeito, a destruição dos bens da escola e as agressões físicas e morais contra colegas e professores são constantes. Para a estudante, as palestras ministradas por profissionais do projeto fazem à diferença, e ajudam a solucionar os problemas vivenciados pelo corpo docente e discente.
 
O próximo encontro será realizado no dia 20 de outubro, na Escola Estadual Raul Sá, em Mussurunga. Nele, os estudantes irão confeccionar cartazes para uma campanha de conscientização, que ajudem a reverter os problemas existentes no ambiente escolar, tais como falta de respeito, agressões físicas e morais, dentre outros. 
 
Projeto NUDH na Escola Raul Sá
O "Projeto NUDH nas Escolas", implementado na Escola Estadual Raul Sá, teve início em julho de 2009. Na abertura do projeto o coordenador de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da SJCDH, Alexandre Baroni, ministrou palestra sobre as ações e diretrizes existentes na área da educação inclusiva, implantadas através do Decreto Federal 6.571/08.