veja
Só com a certificação digital se terá acesso ao Infojud
Foto: Nei Pinto
De amanhã até sexta-feira, na sala de convivência do Tribunal de Justiça, magistrados e servidores irão fazer a certificação digital, ferramenta que dará acesso ao Sistema de Informações do Judiciário (Infojud), no qual estão registrados dados cadastrais e econômico-fiscais de pessoas físicas e jurídicas constantes no banco de dados da Receita Federal.
Para saber o dia e o horário agendados para a realização do procedimento, é necessário acessar a relação de pré-inscritos, disponível no link "Certificação Digital", no menu à esquerda do site do Tribunal.
A certificação será realizada com a apresentação da cédula de identidade, do CPF e do comprovante de residência, com uma cópia de cada; também deve ser apresentada uma foto 3x4 recente. Mais informações sobre a documentação, também no link "Certificação Digital".
Virtual - O certificado digital é uma espécie de documento de identidade virtual, uma assinatura digital que permite uma troca de informações mais rápida e eficaz, além de oferecer as garantias da autenticidade, da integridade e do não repúdio, ou seja, maior segurança sobre a autoria das informações. É emitido por instituições chamadas autoridades certificadoras que, no caso do Tribunal de Justiça, é a Serasa.
Entre os servidores, serão certificados escrivães, assessores de desembargadores, secretários de Juizados, funcionários da administração do Tribunal de Justiça e titulares de Tabelionatos de Notas. Estes últimos precisarão da assinatura digital para fazer a Declaração de Operações Imobiliárias (DOI) que, a partir de janeiro, será enviada por meio virtual, por um programa da Receita Federal.