veja
Eliana Calmon é a nova corregedora do CNJ
Foto: AG BRASIL
(Por Lorena Vasconcelos)
Os desembargadores presentes na sessão do Tribunal Pleno, realizada hoje pela manhã, aprovaram por unanimidade uma moção de congratulação à ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, pela sua posse como corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A desembargadora Silvia Zarif, idealizadora da homenagem, destacou a importância dos trabalhos desenvolvidos pela ministra baiana e afirmou que a posse na Corregedoria do CNJ "é uma honra para o Tribunal de Justiça da Bahia e para todos os Tribunais do país, pela competência e coragem demonstradas pela magistrada durante toda a sua trajetória jurídica".
A cerimônia será realizada hoje, às 18 horas, no Plenário do Conselho Nacional de Justiça, em Brasília. O presidente do CNJ, ministro Cezar Peluso, presidirá a solenidade, que contará com a participação dos conselheiros e de autoridades do Judiciário.
A ministra foi indicada pelo STJ para o cargo e atuará na orientação, coordenação e execução de políticas públicas voltadas à atividade correcional e ao bom desempenho da atividade judiciária dos tribunais brasileiros.
Eliana Calmon formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia, em 1968, e foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira no STJ, onde está desde 1999. Ela iniciou a carreira na magistratura como juíza federal e, depois, integrou o Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Antes, havia sido procuradora da República.