Um basta a violência dará o tom da mobilização do Dia Estadual de Combate aos Homicídios e a Impunidade, comemorado no próximo dia 26 de agosto, quinta-feira, às 14h. O ato acontecerá em frente ao Fórum Ruy Barbosa, através de uma parceria entre o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Yulo Oiticica - autor do projeto de lei que instituiu a data - e o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan Cedeca/Ba.
O deputado participará do evento com toda sua militância, reforçando a sua luta em defesa da vida. A mobilização reunirá também comunidades de diversos bairros de Salvador, instituições governamentais e não governamentais que lutam contra os homicídios que vitimam, sobretudo, a juventude em situação de vulnerabilidade social na Bahia. O objetivo do ato é chamar atenção da sociedade sobre os índices de violência e a falta de impunidade dos casos de homicídios denunciados.
A data é uma homenagem aos quatro jovens que foram mortos durante a Chacina do Lobato, ocorrida em 26 de agosto de 1993, em Salvador. Foram mortos: Luís Fernando da Conceição de15 anos, Jorge da Silva, de 19, Edmilson Pereira da Silva, de 17 e Gilmar Oliveira dos Santos de 17 . As vitimas foram executados pelo policial militar Carlos Augusto da Silva Gallo e pelo agente ferroviário Jurandir Santos Francos. A justiça julgou e condenou os autores do crime a 42 e 36 anos de reclusão, respectivamente. No entanto, após cumprirem apenas sete anos de prisão, eles foram postos em liberdade.