Direito

MUTIRÃO DE CONCILIAÇÃO DOS JUIZADOS ESPECIAIS ANALISA 35 MIL PROCESSOS

veja
| 03/08/2010 às 16:33
Trabalhos no 2º Juizado Especial de Defesa do Consumidor, extensão Brotas
Foto: Nei Pinto
(Por Marcos Fontoura)

Cerca de 35 mil processos estão selecionados até o momento para o mutirão de conciliação, instrução e julgamento dos Juizados Especiais, iniciado ontem (2/8) em Salvador e no interior do Estado para julgar todos os processos pendentes há mais de 100 dias.

Na Capital, o mutirão está sendo realizado no 2º Juizado Especial de Defesa do Consumidor (extensão Brotas), e vai até o final de outubro, e nas Turmas Recursais, no Fórum Ruy Barbosa, até o final de novembro. No Juizado de Brotas, a previsão é do julgamento de cerca de 15 mil processos que se encontram em todos os juizados da Capital.

No interior do Estado, os trabalhos prosseguem até o dia 13 de setembro, em períodos estabelecidos pelos juizados e de acordo com as necessidades específicas e quantidade de processos de cada unidade.

Segundo a juíza-corregedora Graça Marina Vieira da Silva, que coordena os Juizados das comarcas do interior do Estado, os processos do mutirão começaram a ser separados no mês de maio e, já em julho, foram realizadas algumas audiências de conciliação.

Juizados criminais e cíveis de Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Camaçari, Canavieiras, Feira de Santana, Ipiaú, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Santa Maria da Vitória, Santo Estêvão e Serrinha já destinaram 18.741 mil processos para o mutirão. Outras unidades ainda enviarão os respectivos cronogramas.