Direito

GRUPO DO TJ BUSCA REGIONALIZAR ATENDIMENTO AOS PACIENTES PSIQUIÁTRICOS

veja
| 02/08/2010 às 16:03
A reunião do grupo aconteceu hoje no Tribunal de Justiça
Foto: Nei Pinto
O Grupo de Monitoramento das Medidas de Segurança do Tribunal de Justiça apresentou, hoje pela manhã, o mapa da localização e quantidade de unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no Estado.

A identificação servirá para promover a regionalização do atendimento aos pacientes psiquiátricos sob custódia e, segundo a juíza Andremara dos Santos, a criação de microrregiões "vai evitar a sobrecarga de atendimento em uma única unidade".

O Grupo está colhendo informações que servirão para formação de um panorama da situação dos internos e possíveis soluções para os problemas e dificuldades enfrentados na capital e no interior do Estado. No dia 16 próximo, será realizada outra reunião, para a finalização do relatório parcial, a ser encaminhado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no dia 17.

Os trabalhos do grupo integram o Mutirão de Medidas de Segurança, realizado pelo CNJ, em parceria com Tribunal de Justiça, no Hospital de Custódia e Tratamento de Salvador.

Formam o grupo representantes do Tribunal de Justiça, do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Salvador, da Secretaria de Saúde do Estado e do Município, da Defensoria e do Ministério Público, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.