No próximo dia 30, em Itabuna, a 454 km de Salvador, acontecerá o "Seminário Avançado sobre Segurança Pública". Iniciativa do Ministério Público do Estado, através do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), o evento, que será aberto, às 9h, pelo procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva, será realizado no auditório da Unime, Campus II, localizada na Avenida J. Pinheiro, 1191, bairro do Lomato. Público-alvo do seminário, promotores de Justiça, juízes, defensores públicos, advogados, policiais civis e militares e a sociedade civil, podem inscrever-se através da página eletrônica do MP, http://www.mp.ba.gov.br/ .
O evento, que acontecerá até às 18h, será iniciado com uma mesa-redonda composta por Wellington César Lima e Silva; pelo coordenador do Ceaf, promotor de Justiça Almiro Sena Soares Filho; promotora de Justiça de Itabuna, Renata Dacach; prefeito de Itabuna, Antônio Nilton; defensor público Walter Nunes; juíza da 1ª Vara Crime de Itabuna, Antônia Maria Aparecida; comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar, Coronel Ivo Santos; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Itabuna, Andirlei Nascimento; coordenador da 6ª COORPIN da Polícia Civil, Moisés Damasceno; além de representantes do Poder Legislativo e da sociedade civil.
Os inscritos assistirão ainda a duas palestras sobre "Os Desafios da Segurança Pública no Brasil", ministrada por Arnaldo Hossepian, secretário adjunto de Segurança Pública de São Paulo; e "Entre a Segurança Tradicional e a Segurança Comunitária. Uma Análise das Unidades da Polícia Pacificadora do Rio de Janeiro", a cargo do professor Jorge da Silva, coordenador do curso de Gestão em Segurança Pública do Núcleo Superior de Estudos Governamentais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e coronel inativo da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).
O seminário é uma iniciativa dos promotores de Justiça que atuam na área criminal em Itabuna e estão atentos aos índices de violência no município, que segundo Renata Dacach, chegaram a classificar a cidade como a mais violenta para os jovens no estado. O objetivo principal do encontro explicou ela, é promover um plano para unir o Poder Público e melhorar a segurança pública, trazendo experiências que tenham sido bem sucedidas em outras cidades.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de julho. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 3321-9848 ou do e-mail ceaf.capacitaçã[email protected].