A decisão de Neves foi publicada nesta sexta-feira (4). É a quinta vez que Lula é penalizado por supostamente fazer propaganda em favor da pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff. Os valores somados das penalidades chegam a R$ 37,5 mil.
Segundo o TSE, a decisão deve ser publicada na segunda-feira (7). Lula terá três dias para recorrer e a palavra final será dada pelo plenário do tribunal.
A representação foi apresentada pelo DEM no dia 3 de maio e teve por base o discurso de Lula realizado durante a festa promovida pela central sindical no dia 1 de maio. Durante o pronunciamento para milhares de trabalhadores que participaram da festividade, o presidente falou em "sequenciamento" do seu governo e citou a candidata petista.
saiba mais
Eu acho, companheiro, que com muito orgulho, com muito orgulho, eu, daqui a oito meses, deixarei a Presidência da República. Com muito orgulho, com a consciência tranquila do dever cumprido, sabendo que fizemos muito, mas sabendo que ainda falta muito por fazer neste país porque a gente não consegue consertar os erros de 500 anos apenas em oito anos. É preciso mais tempo, mas é preciso que tenha sequenciamento. Ô Dilma, você viu que eu falei? Sequenciamento (...)", discursou Lula.
Em outro trecho do discurso Lula afirma que "quem vier depois" vai ter que trabalhar muito. "Quem vier depois de mim vai ter que trabalhar muito mais porque o povo aprendeu a cobrar. Eu tenho consciência do que vai acontecer neste país, tenho consciência. Eu sei que a legislação não me permite falar em candidatos porque só depois de julho", afirmou. "Se for alguém ruim, a gente vem aqui meter o pau. Se for alguém bom a gente vem aqui ajudar e acompanhar", complementou.