Veja
Custódio Brito, 20 votos; Nilson Castelo Banco, 23 votos; César Joau, 12 votos.
Foto: Vitor Carmezin
O Pleno do Tribunal de Justiça reunido na manhã desta quarta-feira, 19, com um total de 29 desembargadores votantes, retirou dos seis candidatos enviados pela OAB/BA três nomes que serão enviados para o governador Jaques Wagner, para a escolha do novo desembargador da Casa.
Os mais votados foram Nilson Castelo Branco, com 23 votos; Custódio Brito, com 20 votos; e Antonio César Joau com 12 votos. Curioso é que o mais votado na OAB, Luis Coutinho, só obteve 10 votos e está fora da lista. Nilson Castelo Branco foi o segundo mais votado na OAB e primeiro no Pleno do TJ.
Em tese, portanto, Nilson é o mais cotado para ser o novo desembargador. Mas, essa é uma decisão suprema do governador do Estado.
Em conversa que o BJÁ teve com um advogado da OAB ele disse que, não causou surpresa a baixa votação de Luis Coutinho no Pleno do TJ considerando que esta Corte do Judiciário sempre optar por advogados mais antigos e experimentados e Coutinho tem apenas 38, ainda que seja competente.
OUTROS DADOS
Os advogados Nilson Soares Castelo Branco, Custódio Lacerda Brito e Antônio César Pereira Joau e Silva integram a lista tríplice que será encaminhada pelo Tribunal de Justiça ao governador Jaques Wagner, a quem caberá indicar um nome para a vaga de desembargador destinada à classe dos advogados.
A escolha, a partir de uma lista sêxtupla encaminhada pela OAB-BA, ocorreu hoje pela manhã, em sessão secreta, no Tribunal Pleno, quando os desembargadores votaram os três nomes, para cumprimento do quinto constitucional.
A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Telma Britto,que conduziu a sessão, parabenizou a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção da Bahia, pela "qualidade dos candidatos" que compuseram a lista sêxtupla enviada ao Tribunal e destacou a "postura ética" dos concorrentes durante a campanha.
De acordo com informações da OAB, Nilson Soares Castelo Branco, mais votado dentre os candidatos, com 23 votos, tem 53 anos e atua na área do Direito Eleitoral, Civil e Administrativo.
O segundo mais votado, com 20 indicações, Custódio Lacerda Brito, tem 58 anos e atua no Direito Criminal e Civil. Já Antônio César Pereira Joau e Silva, terceiro na lista, com 12 votos, tem 46 anos e atua no Direito Civil e Empresarial.
Completavam a lista sêxtupla de candidatos os advogados Luiz Augusto Reis de Azevedo Coutinho, Roberto Lima Figueiredo e Cláudio Cairo Gonçalves.