vide
NURP agrega promotoras de vários municípios e as ações serão integradas
Foto: ASCOM
Retirada de areia das margens dos rios, aterramento de lagoas, supressão de Áreas de Preservação Permanente (APPs), assentamentos irregulares, lançamento de esgotos, falta de saneamento. Para detectar estes e outros problemas que dificultam a preservação da Bacia do Rio Paraguaçu, promotores de Justiça de municípios integrantes do Núcleo de Defesa do Rio Paraguaçu (Nurp) reuniram-se nesta segunda-feira, dia 10, na sede do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público (Ceaf).
De acordo com a coordenadora do Nurp, promotora de Justiça Ana Vitória Gouveia, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Meio Ambiente de Feira de Santana, a intenção do encontro foi identificar a degradação ambiental dos municípios que integram a Bacia do Rio Paraguaçu e buscar a adoção de medidas de forma coordenada.
Meta do Planejamento Estratégico do MP, o saneamento ambiental, um dos maiores entraves para a preservação do rio segundo Ana Vitória, foi o principal assunto discutido. A coordenadora do Nurp salientou a necessidade de buscar respostas para questionamentos como "para onde vão as águas de nossos esgotos? Existe drenagem da água da chuva? Como ela é feita?", uma vez que acabam desaguando nos afluentes da bacia, que corta todo o oeste baiano até a Baía de Todos os Santos.
VÁRIOS MUNICÍPIOS
O Núcleo de Defesa do Rio Paraguaçu é integrado pelas Promotorias de Justiça Ambientais das comarcas banhadas pelo Rio Paraguaçu e seus afluentes: Andaraí (Nova Redenção), Baixa Grande, Barra da Estiva (Ibicoara), Boa Vista do Tupim, Brejões (Nova Itarana), Cachoeira, Canarana (Barro Alto), Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Castro Alves (Rafael Jambeiro), Conceição da Feira, Conceição do Coité, Cruz das Almas, Feira de Santana (Tanquinho), Gavião, Governador Mangabeira, Iaçu, Ibiquera, Ibitiara (Novo Horizonte), Ichu, Ipirá (Pintadas), Iramaia, Iraquara, Itaberaba, Itaetê, Lençóis, Mairi (Várzea da Roça), Maracás (Planaltino), Maragojipe, Marcionílio Souza, Miguel Calmon, Milagres, Morro do Chapéu (Mulungu do Morro), Mucugê, Mundo Novo (Tapiramutá), Muritiba (Cabaceiras do Paraguaçu), Nova Fátima, Palmeiras, Pé de Serra, Piatã (Boninal), Piritiba, Quixabeira, Retirolândia, Riachão do Jacuípe (Candeal), Rui Barbosa (Lajedinho, Macajuba), Santa Bárbara (Lamarão), Santa Luz, Santa Terezinha (Itatim), Santo Estevão (Ipecaetá, Antônio Cardoso), São Domingos, São Félix, São Gonçalo dos Campos, São José do Jacuípe, Sapeaçu, Seabra, Serra Preta (Anguera), Serrinha (Barrocas), Serrolândia, Souto Soares, Utinga (Bonito, Wagner), Valente e Várzea do Poço.