A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Telma Britto, acompanhada da 1ª vice-presidente, desembargadora Maria José Sales Pereira, visitou hoje pela manhã as instalações da Casa de Justiça e Cidadania, lançada no dia 19 de março, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A visita, primeira da Presidência do Tribunal ao local desde o início do atendimento ao público, serviu para inauguração oficial da unidade e, como destacou a presidente Telma Britto, "mais que a inauguração, estamos visitando as instalações em homenagem aos nossos parceiros, que se empenharam em tempo recorde".
A desembargadora destacou a importância da Casa de Justiça, pelos serviços essenciais prestados à comunidade, mostrando seus direitos de cidadão, lembrando que o Tribunal de Justiça já mantém no Estado unidades semelhantes, a exemplo do Núcleo de Assistência Judiciária (NAJ) e os Balcões de Justiça e Cidadania.
Após uma fala breve, a presidente do Tribunal de Justiça, acompanhada de autoridades convidadas e de assessores, cortou a fita e descerrou a placa inaugural. Em seguida, percorreu as instalações da Casa de Justiça, passando, depois, pelas instalações do NAJ, que funciona no mesmo prédio, no Shopping Baixa dos Sapateiros.
Estiveram presentes a desembargadora federal Nilza Maria Costa Reis, a desembargadora Dalila Andrade de Matos, gestora do CNJ no Tribunal Regional do Trabalho, a juíza Joanice Maria Guimarães de Jesus, representando a Associação dos Magistrados da Bahia (Amab) e o senhor Ricardo Régis Dourado, chefe de Gabinete do Ministério Público.
A Casa de Justiça e Cidadania, localizada no Shopping Baixa dos Sapateiros, é uma parceria do Tribunal de Justiça com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A unidade representa uma rede integrada de serviços para disseminar práticas institucionais voltadas à promoção e proteção de direitos fundamentais e acesso à cultura e à justiça e atende, em média, 300 pessoas por dia.
No local, funcionam postos da Ouvidoria do Tribunal de Justiça, do Tribunal Regional Federal, do Tribunal Regional do Trabalho e do Tribunal Regional Eleitoral e tem, também, como parceiros, Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, Polícia Militar e programas Advocacia Voluntária e Começar de Novo.