Direito

MP REFORÇA EQUIPE PARA GARANTIR PROMOTORES NA CHACINA DE CONQUISTA

VIDE
| 07/05/2010 às 18:00

Para preservar a continuidade das investigações e o trabalho dos membros do Ministério Público em Vitória da Conquista, após a prisão na última quarta-feira, dia 5, de dez policiais militares acusados de envolvimento em 11 mortes e no desaparecimento de três adolescentes, uma equipe formada pelo coordenador do Núcleo de Inteligência Criminal (NIC), promotor de Justiça Luís Cláudio Cunha Nogueira; pelo assessor especial do Procurador-Geral de Justiça, promotor de Justiça José Vicente Lima; e pelo chefe da Assistência Militar do Ministério Público, tenente coronel Miguel Angelo Silva Oliveira, está indo para a cidade no início da tarde de hoje, dia 7.

Dois soldados da Assistência Militar do MP, os policiais militares José Benjamim da Purificação e Leônidas Sena Farias, já viajaram hoje cedo para Vitória da Conquista para garantir a segurança da promotora de Justiça Genísia de Oliveira, uma das integrantes da força-tarefa constituída pelo Ministério Público para apurar a série de crimes que aconteceram no município em janeiro, após o assassinato do soldado Marcelo Márcio Lima. Além disso, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nilton Mascarenhas, destacou desde ontem o tenente Igor Santana para atuar no reforço da segurança da promotora de Justiça.

O coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco), promotor de Justiça Maurício Cerqueira, afirmou que esteve em Vitória da Conquista na última quarta-feira quando pôde constatar que a situação da cidade é de "perfeita normalidade". A condição foi confirmada através de informações obtidas pelo coronel Miguel Angelo junto ao comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Jorge Ubirajara Pedreira, que garantiu que cidade está tranquila. O comandante de Policiamento da Regional Sul da PM, coronel Ivo Silva Santos, e integrantes do Batalhão de Choque e da Companhia Especial da Polícia Militar encontram-se em Vitória da Conquista para garantir a tranquilidade no município. "Não obstante a normalidade reportada", salientou o procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva, "e confirmando a mobilização e prontidão da Instituição, determinei que a equipe do Ministério Público se deslocasse para o município".
 
O chefe do MP baiano encontra-se em São Paulo para o ato solene de posse do novo procurador-geral de Justiça, realizado ontem à noite, e para compromissos institucionais previamente agendados para hoje.

De acordo com o coordenador do NIC, promotor de Justiça Luís Cláudio Cunha, "a partir da determinação do procurador-geral de Justiça, estamos nos deslocando para, além de garantir a segurança e prestar apoio à colega promotora de Justiça, colher informações detalhadas sobre os fatos, buscando esclarecimentos diretamente e através de um trabalho articulado com a coordenação Regional da PM que lá se encontra". Antes de viagem, Luís Cláudio informou que manteve contatos com os promotores de Justiça de Vitória da Conquista que salientaram que a situação na cidade está absolutamente normal.