vide
Campanha do Shopping Piedade
Foto: ASCOM
O Tribunal de Justiça está apoiando a campanha educativa "Mães de Coração", que tem por objetivo esclarecer, incentivar e informar à população sobre a adoção de crianças e adolescentes.
A campanha, de iniciativa do Shopping Piedade e que começou na segunda-feira (26), aproveita o período que antecede as comemorações pelo Dia das Mães e pelo Dia Nacional da Adoção, 25 de maio, data também do encerramento da promoção.
Em um estande montado no piso L2 do shopping, uma equipe do Juizado da Infância e Juventude, formada por um assistente jurídico do menor, um assistente social e comissários de menor, presta orientação à população, das 9 às 19 horas.
O juiz Salomão Resedá, titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude, diz que o foco dos serviços está nos procedimentos necessários para a adoção. Informações dessa natureza são as mais procuradas, ressaltou o assistente jurídico do menor da Vara da Infância, Marcel Mariano, que acompanha os trabalhos no local.
"A nossa expectativa é que a população esteja cada vez mais informada sobre o procedimento de adoção, principalmente de crianças mais velhas, com deficiências físicas ou mentais e as adoções interraciais e de grupos de irmãos, que são menos procuradas", afirmou o juiz Resedá.
Nos dois primeiros dias da campanha, o estande foi visitado por cerca de 90 pessoas em busca de orientação.
A adoção, que tem como objetivo maior a garantia do direito fundamental da criança e adolescente à convivência familiar e comunitária, é um instituto jurídico, a partir do qual, a criança ou o adolescente não gerado biologicamente pelo adotante torna-se irrevogavelmente filho.
Segundo o juiz Salomão Resedá, a Vara da Infância e Juventude realiza o trabalho de mediação, entre a criança ou adolescente que precisa de família, e a família que deseja realizar a adoção