Direito

PELUZO DESTACA CONGRESSO DA ONU E FALA DE UNIVERSIDADE INTERNACIONAL

vide
| 24/04/2010 às 16:02
O novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Antônio Cezar Peluso, assumiu o cargo, nesta sexta-feira (23), destacando a importância da realização do congresso de segurança da ONU, na Bahia, que abordou temas importantes como a cooperação internacional no combate ao crime organizado.

Para Peluso, existe a necessidade de se criar no Brasil uma universidade internacional especialmente voltada para os estudos sobre combate ao crime organizado. A universidade, de acordo com o presidente do STF, seria coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU). A implantação de uma universidade internacional voltada para o combate ao crime chegou a ser discutida durante a Cúpula do Milênio, realizada em Nova York, em 2000, e na Cúpula de Salvador, em outubro de 2008.


Presente a solenidade de posse, representando o governador Jaques Wagner, o chefe de gabinete Fernando Schmidt destacou a importância do reconhecimento do ministro Peluso para que o Estado continue trazendo eventos internacionais para a Bahia. “As referências do ministro comprovam o acerto do Governo do Estado em trazer para a Bahia eventos internacionais, como as Cúpulas de Salvador/Sauípe e o Congresso da Onu, onde puderam ser discutidos assuntos de relevância internacional”, destaca.


Peluso cumprirá um mandato de dois anos. Dos ministros do STF indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o primeiro a ocupar a presidência da Suprema Corte. O novo ministro tem 67 anos, nasceu em Bragança Paulista, no interior de São Paulo. O novo vice-presidente do STF é o ministro Carlos Ayres Britto, que deixou ontem (22) a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).