Nesta terça-feira (13), das 11 às 13 horas, será realizado no Centro de Convenções, salão Yemanjá, o Painel Bahia Boas Praticas na Prevenção ao Crime e Justiça Criminal. O painel apresentará aos participantes do 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, as ações do Governo da Bahia para prevenir o crime e melhorar a segurança pública. São investimentos em cultura, educação, trabalho e geração de renda, justiça e cidadania para as populações em vulnerabilidade social. Ações que reduzem as desigualdades sociais como forma de combater a violência.
O painel será aberto com a apresentação de capoeira dos internos da Penitenciária Lemos Brito, uma das atividades esportivas para ressocialização dos presos desenvolvidas no sistema prisional da Bahia. Em seguida será exibido um vídeo com programas e projetos realizados pelas secretarias diretamente envolvidas nas ações de inclusão social, prevenção ao crime e combate à violência: Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH); Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI); Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES); Secretaria de Segurança Pública (SSP); Secretaria de Educação (SEC); Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE); Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (SEDUR) e Secretaria da Cultura (SECULT).
A continuidade do Painel se dará com palestra do Deputado Federal Nelson Pellegrino, ex-Secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, com o tema Prevenção ao Crime e Inclusão Social no Estado da Bahia. Em seguida, representando a Prefeitura Municipal de Salvador, as técnicas Renata de Jesus Nascimento e Elza Carolina do Nascimento Neta exporão a experiência da Guarda Municipal: Escola da Cidadania.
O encerramento do Painel será com a apresentação do espetáculo Rua em Cena, por 14 adolescentes que integram o Balé da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac/SEDES). O Balé da Fundac é uma das oficinas do Centro de Cultura e Arte do Pelourinho, programa da SEDES que atende adolescentes entre 14 e 21 anos em situação de vulnerabilidade social e/ou em conflito com a lei na região do centro histórico.
Estande Bahia
De 12 a 19 de abril, durante todo o dia, estará funcionando no terceiro piso do Centro de Convenções, o Estande Bahia onde equipes das diversas Secretarias explicarão os programas que desenvolvem para a prevenção ao crime e inclusão social. No estande também poderão ser vistos trabalhos artesanais em piaçava, palha da costa e madeira criados por internos do sistema prisional da Bahia e pinturas de internas do Conjunto Penal Feminino que têm aulas com o promotor da Vara de Execuções Penais, Edmundo Reis, e com o artista plástico Sérgio Amorim.