A 1ª vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria José Sales Pereira, inaugurou nesta sexta feira, 9, a 26ª unidade do Balcão de Justiça e Cidadania da Capital, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Batista Brasileira, no Itaigara.
Depois da solenidade, a desembargadora visitou as instalações da unidade, que vai atender, principalmente, moradores do bairro Santa Cruz. Em seu discurso, ela reafirmou a importância da conciliação e da mediação na solução de conflitos vividos pela sociedade.
"Essas duas práticas estão sendo desenvolvidas de maneira contínua pelo Tribunal de Justiça e representam o estreitamento entre a eficiência da justiça e a paz social", afirmou a 1ª vice-presidente do Tribunal de Justiça.
A desembargadora Maria José mostrou-se satisfeita com os resultados obtidos pelo projeto Balcões de Justiça e Cidadania reafirmando "que a unidade representa muito mais do que a solução de um processo, também a possibilidade de a população buscar informações e promover entre as partes uma relação social baseada na pacificação".
O Balcão de Justiça e Cidadania vai funcionar das 8 às 12 horas, contando com a atuação de professores e estudantes da faculdade, sob a responsabilidade da juíza Rosa Ferreira de Castro, que homologará os acordos.
O reitor da Faculdade Batista Brasileira, bispo Átila Brandão de Oliveira, disse que o atendimento à população "estará comprometido com o princípio da qualidade na prestação jurisdicional". Na avaliação da supervisora do Balcão, Nívea Amazonas, "é grande a expectativa para o início dos trabalhos".