Moradores serão beneficiadas com os postos da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Periperi, Cajazeiras e Liberdade que serão inaugurados pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) nesta quinta-feira (25), aumentando para sete o número de postos de atendimento na capital.
Simbolizando as três inaugurações, o governador Jaques Wagner e o secretário Nelson Pellegrino entregarão à população o Procon de Cajazeiras, que ficará no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), Rua Estrada do Coqueiro Grande, s/n. No mesmo dia, a Secretaria vai inaugurar o primeiro posto do interior do Estado no município de Jequié.
Nos postos do Procon a população terá acesso gratuitamente aos serviços de educação e orientação às relações de consumo, podendo se informar e tirar dúvidas sobre seus direitos.
O Procon também vai buscar solucionar problemas de relações de consumo, seja por contato telefônico "entre o atendente do Procon e a empresa fornecedora", através de audiência com um conciliador do órgão para comparecimento do consumidor e da empresa fornecedora visando acordo entre as partes ou até mesmo realizando denúncias acerca de direitos do consumidor violados pelos fornecedores.
Dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) apontam que, somente em 2009, o Procon/BA realizou 48.337 procedimentos de atendimento, como abertura direta de reclamação, simples consulta e atendimento preliminar. Segundo as informações do Sindec, o número de atendimentos do órgão tem crescido a cada ano. Em 2006 foram registrados 37.811 atendimentos, 27% a menos que o ano passado. Em 2007 foram 41.628 e em 2008, 46.818. Esses dados, de acordo com o Sindec, colocam o Procon baiano em quarto lugar entre os 24 entes federativos integrados ao Sindec, ficando atrás apenas de São Paulo (255.514), Distrito Federal (111.718) e Goiás (74.227) em 2009.