vide
O secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Nelson Pellegrino, esteve ontem (09) no Rio de Janeiro participando do Lançamento da Campanha Nacional Contra o Tráfico de Pessoas, à convite do Secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, Romeu Tuma Júnior.
O tráfico de pessoas hoje perde em termos de movimentação financeira somente para o tráfico de drogas. Estima-se que movimente U$ 10 bilhões e conte com mais de 400 postos em todo o país.
Para combater a organização dos traficantes, o Estado da Bahia iniciou a qualificação de policiais militares, rodoviários e civis e de pessoas que lidam com a questão de direitos humanos. Também foram firmados convênios com o Ministério da Justiça para criar dois postos avançados, um na rodoviária e outro no aeroporto e vamos implantar um órgão para dar assistência psicossocial e jurídica às vitimas.
Pellegrino é autor do projeto de lei que tramita hoje na Câmara Federal e estabelece um sistema integrado de prevenção e repressão ao tráfico de pessoas nas suas diversas modalidades (exploração sexual, trabalho escravo e tráfico de órgãos), e que serviu de base para o grupo de trabalho concluído ontem, que está finalizando um novo projeto de lei para encaminhar ao Congresso criando o Sistema Nacional de Prevenção e Repressão ao Tráfico de Pessoas.