Direito

DESEMBARGADORA TELMA BRITO ASSUME TJ FALANDO EM AUTONOMIA JUDICIÁRIO

vide
| 08/02/2010 às 18:00
Governador Wagner, Telma Brito e cardeal Geraldo Majella na posse do TJ
Foto: Alberto Coutinho

Ao tomar posse no cargo de presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, nesta segunda-feira (8), a desembargadora Telma Brito disse que a meta da nova gestão é ultrapassar o número de processos julgados na capital no ano passado, que foi de 220 mil, arquivados na Justiça comum.


Eleita em segundo turno para presidir o órgão no biênio 2010/2012, Telma recebeu 18 votos contra 11 de Lícia Carvalho. Ela é a segunda mulher a assumir o cargo, antes ocupado pela desembargadora Silvia Zariff.


Formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Telma atuou como juíza na comarca de Entre Rios e Alagoinhas, tornando-se, anos mais tarde, assessora da presidência do Tribunal de Justiça. Também compõem a mesa diretora do TJ/BA, as desembargadoras Maria Pereira, Lealdina Torreão e Lícia Carvalho, além do desembargador Jerônimo dos Santos.


A expectativa do governador Jaques Wagner, presente na solenidade, é de que a mesa continue desenvolvendo um trabalho de qualidade, mantendo a transparência e a linha de informatização do Judiciário.


"Passaremos por um momento importante, que é a extinção do Ipraj, por determinação do Conselho Nacional da Justiça (CNJ). A minha torcida é pela autonomia do Judiciário, que deve ser um Poder respeitado, oferecendo, com rapidez e eficiência, serviços à altura da sociedade", enfatizou Wagner.