Vide
A Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) apresenta os seus novos dirigentes no dia 5 de fevereiro, no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa. A solenidade de posse acontecerá às 16h e deve contar com a participação dos magistrados e diversas autoridades.
A juíza Nartir Dantas Weber é a nova presidente da associação, que em 45 anos de existência, tem pela primeira vez uma mulher a frente da entidade. O resgate da dignidade dos magistrados e da credibilidade da Justiça perante a sociedade está entre os principais objetivos da nova administração.
"A AMAB que queremos" foi chapa única na eleição vencida com a maioria dos votos válidos. E foi com base nas dificuldades vividas pela classe que a nova administração deu o tom da campanha. "A magistratura baiana está passando por fase difícil de ajustamento às resoluções do Conselho Nacional de Justiça e às cobranças da sociedade por maior efetividade, transparência e celeridade. A busca por um novo modelo de gestão, para a associação, que permita ao magistrado participar da sua administração de forma significativa, com sugestões, apresentação de projetos, e que possibilite encontrar a fórmula certa para melhorar a prestação jurisdicional e as condições de trabalho foram a tônica para a eleição em chapa única e para a expressiva votação da chapa", declarou a nova presidente, a juíza Nartir Dantas Weber.
A nova presidência ainda é composta pelo 1º vice-presidente, Freddy Carvalho Pitta Lima, e 2º vice-presidente, Anderson de Souza Bastos. Do Conselho Deliberativo fazem parte Abelardo Matta Neto, Alfredo Couto, Ana Karena Nobre, Andremara dos Santos, Euzari Anselmo Brito, Moacir Reis Filho, Isaías Vinícius Simões, Lina Mota e Pilar Claro, como titulares e Helvécio Argolo e Dermeval Bellucci, como suplentes. O Conselho Fiscal é composto por Arnaldo Souza, Eduardo Barreto, José Marques Pedreira, Marielza Brandão e João Pinheiro de Souza, e tem como suplente Carlos Alessandro Pitágoras Ribeiro. O compromisso com a classe faz parte da lista de prioridades do grupo. Todo trabalho da nova administração estará voltado para o magistrado e na relação entre os juizes de primeiro grau e a mesa diretora do Tribunal de Justiça.
A entidade - que é composta de 30 funcionários e cerca de 700 associados - está precisando ser reestruturada e terá um tratamento especializado e profissional. Para tanto, uma empresa de consultoria, que já está fazendo um diagnóstico prévio da situação atual, vai orientar quanto às melhores práticas administrativas, melhorando o atendimento ao magistrado, com a capacitação dos funcionários, reduzindo despesas até a regulação das finanças.
Presidente
A Juíza Nartir Dantas Weber é graduada em Direito, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), pós-graduada em Ciências Criminais e pós-graduanda em Direito Penal e Processual Penal. Além disso, são 19 anos de magistratura, passando pelas comarcas de Canarana, Aurelino Leal, Teixeira de Freitas e Camaçari, tendo sido promovida para a Capital por merecimento no ano de 2000. Nos três últimos anos atuou como titular da 2ª Vara de Tóxicos onde fez um trabalho reconhecidamente sério e competente.
"O Judiciário precisa ser forte e respeitado para poder ser efetivo e o magistrado precisa estar consciente da sua importância para garantia dos direitos dos cidadãos e para manter hígidos os princípios constitucionais vigentes num estado Democrático de Direito, valorizando ele próprio a sua profissão, enquanto membro da sociedade, dedicando-se com ética e integridade a carreira que abraçou", enfatizou.