Começaram nesta segunda, 11, em Salvador, as atividades de capacitação do pessoal do Tribunal de Justiça, especialmente os escrivães de cartórios, ministradas pela equipe do Programa Integrar, do Conselho Nacional de Justiça, com base em plano de trabalho já apresentado à Mesa Diretora.
Envolvendo ações em quatro eixos estratégicos (infra-estrutura de TI, comunicação e informação, pessoas e processos de trabalho judiciais e administrativos), o programa centra esforços na melhoria das rotinas cartorárias. A equipe do CNJ manteve os primeiros contatos com desembargadores e juízes, na semana passada.
Na Bahia, a principal demanda identificada é a melhoria dos serviços em cartórios. Por isso serão capacitados 120 escrivães e demais titulares do setor para se tornarem multiplicadores, atuando a partir de um planejamento estratégico e de rotinas de trabalho padronizadas.
Os trabalhos esta semana incluem reunião da equipe do CNJ com o pessoal dos cartórios e a apresentação do programa aos desembargadores e juízes. No dia 19, será assinado no STF, em Brasília, o termo de parceria entre o CNJ e Tribunal de Justiça e, no mesmo dia, no auditório do Fórum Ruy Barbosa, apresentação aos servidores da Comarca de Salvador.
Entre os dias 20 e 22 serão capacitados os multiplicadores da equipe de Saneamento, formada por integrantes de gabinetes e secretarias e pela recém-formada equipe do Programa Integrar do Estado da Bahia. O Programa Integrar é coordenado nacionalmente pela juíza auxiliar do CNJ, Maria da Conceição da Silva Santos.