Um estudo acerca do melhor modelo de previdência complementar a ser implantado no Estado da Bahia para advogados foi realizado pela Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) por iniciativa do seu presidente, José Amando, e está pronto para ser implantado.
Atualmente, em todos os Estados da federação, já existem previdências complementares dos advogados à exceção da Bahia e de Alagoas. "Todos os que já possuem previdência complementar do advogado optaram pelo sistema fechado, tendo como instituidores as Seccionais da OAB e as Caixas de Assistência dos Estados", conta o candidato à presidência da OAB/BA, José Amando, da Chapa Procuramos Independência 90.
Se eleita, a chapa pretende ampliar o debate sobre o sistema OABPrev, criado em 2002 no estado de Santa Catarina. A ideia é fazer, nos seis primeiros meses de gestão, um grande ciclo de debates no Auditório da OAB/BA, com a presença de representantes das subseções e da capital. A ideia é que a classe esteja plenamente informada para escolher democraticamente qual o melhor modelo de previdência (fechado ou aberto) e qual a melhor proposta a ser aderida. Nossa meta é implantar a previdência no segundo semestre de 2010, afirma o candidato. Outras propostas da chapa encontram-se disponíveis no endereço http://www.procuramosindependencia.com/.
Segundo os dados disponíveis nos relatórios da Secretaria de Previdência Complementar (SPC), o sistema OABPrev tem potencial para ser o maior fundo de pensão em número de participantes da América Latina, visto que só no estado de São Paulo existem 250 mil advogados inscritos.