Direito

TJ ORGANIZA PROCESSOS EM FEIRA PARA FAZER MELHOR ATENDIMENTO PÚBLICO

Veja
| 17/11/2009 às 15:30
Marcos Bacelar explica como funciona plano de classificação
Foto:

Começou hoje em Feira de Santana, pela 4ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais, a primeira fase da capacitação em tabelas de temporalidade de documentos, para orientar os servidores sobre o procedimento e o manuseio da estrutura do plano de classificação e da tabela.


O treinamento, com duração prevista de duas semanas, vai se estender às outras Varas Cíveis da Comarca e será feito no horário do expediente por quatro servidoras selecionadas pelo diretor do fórum, juiz Walter Ribeiro, preparadas por técnicos do Ipraj.


O assessor de documentação e informação do Ipraj, Marcos Bacellar, explicou que o plano de classificação organiza os documentos por assunto e classe, além de unificar a terminologia documental, seguindo orientações do Conselho Nacional de Justiça e do próprio Tribunal de Justiça.


Quanto à tabela de temporalidade, ele disse que, com base na legislação, é determinado o prazo de guarda de cada documento, distribuindo-o de acordo com sua natureza em área fim e área meio.


Com esses instrumentos arquivísticos as varas e cartórios trabalharão somente com processo ainda com prazo para cumprir no arquivo corrente, ou seja, que não foi transitado em julgado, destacou o técnico do Ipraj, Anderson Café, acrescentando que o espaço físico da unidade poderá ser melhor aproveitado, visto que os processos sentenciados serão retirados do local.


A equipe da Capacitação em TTD em Feira de Santana é formada pelas servidoras Fernanda Estrela, Débora Martins, Paula Luedy e Ana Jamille.