Direito

TJ INSTALA TERMINAIS ON-LINE PARA ATENDER ADVOGADOS E USUÁRIOS JUSTIÇA

Vide
| 05/11/2009 às 18:01
Desembargadora Silvia Zarif, presidente do TJ, testa terminais no Fórum Ruy Barbosa
Foto: ASCOM/TJ

Os terminais de autoatendimento que permitirão às partes, advogados e demais usuários dos serviços da Justiça consultar de forma rápida o andamento de processos começaram a funcionar esta semana no Fórum Ruy Barbosa, em fase de teste.

Implementado pela Comissão de Informática, o novo serviço agiliza o atendimento aos cidadãos e acelera a localização dos processos, "liberando servidores para realização de atividades internas nos cartórios", segundo explica o coordenador do projeto, Francisco Sampaio.

Durante visita hoje ao Fórum, nas comemorações dos 160 anos de nascimento de Ruy Barbosa, a presidente Silvia Zarif testou o novo equipamento e ficou satisfeita. "É tudo muito rápido e prático," disse, acrescentando que com esses terminais "os usuários ganharam mais um aliado no acesso a informações processuais, que já podiam ser obtidas pela Internet no site do TJ, via celular e com a tecnologia WAP".

Depois de testados e aprovados, os terminais serão disponibilizados para a OAB e outras instituições, além de locais públicos de grande fluxo de pessoas.

A consulta pode ser feita pelo número do processo e a máquina imprime um extrato com as três ultimas movimentações. O extrato traz, ainda, a qualificação das partes e dos advogados e a unidade onde o processo está tramitando.

Além dos 12 terminais do complexo de fóruns do Campo da Pólvora (sete no Ruy Barbosa, três no Criminal e dois no Anexo Orlando Gomes), foram instalados dois equipamentos no Tribunal de Justiça, outros dois no NAJ, um no SAJ do Shopping Salvador  e um último no SAJ do Shopping Barra.

Os equipamentos são distribuídos em pontos estratégicos, para permitir que o cidadão, depois da consulta, dirija-se à Vara ou Juizado onde tramita o processo, sem necessidade de deslocamentos prévios em busca de informação.