Veja
Presidente do TJ, Silvia Zari, ao lado dos servidores da Comarca de Aporá
Foto:
A presidente Sílvia Zarif entregou, no final da manhã de hoje, as medalhas, placas comemorativas e outros prêmios à Comarca de Aporá, na região nordeste da Bahia, pelo desempenho na Semana Nacional de Conciliação, realizada em dezembro de 2008.
Aporá ficou em primeiro lugar, em numero de conciliações, entre as circunscrições judiciárias de entrância inicial, com 213 acordos realizados.
Em rápido pronunciamento, a desembargadora agradeceu o empenho dos servidores e da juíza local, Elke Figueiredo Schuster, afirmando que a visita e a premiação são as formas encontradas pelo Tribunal de prestigiar aqueles que trabalham para melhorar o serviço prestado à população. E exortou outras comarcas a seguirem o exemplo de Aporá, trabalhando para alcançar números significativos nas semanas de conciliação de dezembro próximo.
A juíza Elke Schuster também agradeceu o empenho dos servidores, responsáveis pela performance da comarca, e ressaltou a parceria com o município, que disponibilizou agentes de saúde para fazer a entrega das convocações das partes para as audiências na Semana de Conciliação. Agradeceu a presença da presidente Silvia Zarif, dizendo que a visita "é uma demonstração de que o Poder Judiciário tenta se aproximar da população e, principalmente, dos servidores que esforçam para melhorar a prestação dos serviços da Justiça".
O servidor Marivaldo Dantas dos Santos, que coordenou a conciliação na comarca, disse que Aporá desenvolve um trabalho permanente na busca de fazer acordos entre as partes, o que já rendeu mais de 100 audiências realizadas somente este ano. Para 2009 estão programados 12 mutirões do júri, sendo que oito deles são exclusivos para o julgamento de processos da Meta 2.
Acompanharam a presidente do TJ o assessor especial, juiz Augusto de Lima Bispo, e integrantes da Comissão Permanente de Planejamento e Execução do Movimento pela Conciliação (Coppemc). A premiação foi realizada no fórum da cidade em cerimônia que contou com as presenças da promotora de Justiça Mônica Lopes Ghignone