De acordo com a legislação, toda bomba de álcool deve possuir um termodensímetro, para que o consumidor possa ter segurança sobre a qualidade do produto que está adquirindo. Além da presença obrigatória do equipamento, os fiscais observam também, se o termodensímetro está em local de fácil acesso aos consumidores, de maneira que facilite a sua consulta, na hora do abastecimento.
Durante a operação nos postos, os fiscais observaram a existência das placas de segurança, se elas se encontram em local visível, e realizaram vistorias nas lojas de conveniência para analisar as condições de comercialização dos produtos, a exemplo do prazo de validade; acondicionamento, exposição de preços, entre outras.
Caso o consumidor presencie alguma irregularidade na comercialização dos combustíveis ou dos alimentos nas lojas de conveniência pode denunciar junto à ANP ou ao Procon, localizado na Rua Carlos Gomes, 746, Centro ou em um dos três postos do órgão, localizados no Instituto do Cacau, Salvador Shopping e Shopping Barra.