Com sonoros e decididos "sim", 48 noivos e noivas casaram-se hoje pela manhã, em solenidade conduzida pela juíza titular da 13ª Vara de Família, Ângela Bacellar, no Campus da Pupileira da Santa Casa de Misericórdia, local que vai abrigar temporariamente as cerimônias que antes aconteciam no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa.
O coordenador das Varas de Família do Tribunal de Justiça da Bahia, juiz Alberto Raimundo Gomes dos Santos, elogiou o novo espaço afirmando que "a realização das cerimônias neste local, construído especificamente para este fim, busca dar maior conforto aos noivos e também preservar o rico patrimônio do Fórum, que estava sendo prejudicado por conta da grande demanda de casamentos e, consequentemente, do fluxo de pessoas que por lá passava".
O magistrado, juiz titular da 6ª Vara de Família, informou ainda que foi feita uma reformulação no atendimento dos cartórios para desonerar alguns dias da semana mais sobrecarregados. "Antes, na quinta-feira, por exemplo, tínhamos de 90 a 110 casamentos, mas com a redistribuição, conseguimos atingir uma média de 30 a 40, de terça a sexta-feira", completou.
CONVÊNIO
Presente à solenidade, o provedor da Santa Casa, José Antônio Rodrigues Alves, destacou a importância do convênio firmado com o TJ, "parceria esta que, no ano de comemoração dos 460 da Santa Casa de Misericórdia, reforça o papel social desta instituição que sempre prezou pelo atendimento às demandas da sociedade, sejam elas nas áreas de assistência social, saúde ou integração social".
O resultado positivo da mudança podia ser visto nos olhos e nos sorrisos dos noivos Zenildo e Laís Costa, recém-casados. "Tudo correu bem e estamos felizes. O local é bem estruturado e ventilado", afirmou o noivo.
Uma nova unidade do Judiciário, nos Mares, com um novo Salão de Casamentos, já está sendo reformada e será entregue brevemente à população. Cartórios localizados na Cidade Baixa e na Fundação Politécnica também funcionarão lá.