Vide
Balcão da Cidadania foi instalado no bairro de Pau da Lima
Foto: ACS TJ
A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Sílvia Zarif, afirmou hoje pela manhã, durante a inauguração do Balcão de Justiça e Cidadania no Lar Fabiano de Cristo, segunda unidade no bairro de Pau da Lima, que os balcões exercem função primordial na prestação jurisdicional porque atingem diretamente a população mais carente e colhem a demanda no momento em que ela nasce, facilitando a resolução dos conflitos.
O Lar Fabiano e o novo Balcão estão localizados na rua Jaime Vieira Lima, 104, dentro do complexo do Centro Espírita Caminho da Redenção, instituição vinculada à Mansão do Caminho e que atende gratuitamente, em média, três mil pessoas por dia nas áreas de educação, saúde, profissionalização, lazer e acompanhamento familiar, entre outras. A nova unidade vai funcionar das 13:30h às 17:30h e deve atender em torno de 20 pessoas por dia.
O presidente do Centro Espírita, Nilson de Souza Pereira, comemorou a instalação do Balcão, que, segundo ele, suprirá a grande demanda local voltada para os serviços da Justiça. "Preencherá a lacuna do que nos faltava dentro do rol de serviços que oferecemos, como a creche, as escolas, o apoio às famílias, o incentivo à profissionalização".
MAIS UM
A desembargadora Sílvia Zarif visitou as instalações do novo Balcão, do Centro e do Lar Fabiano, as tendas com produtos fabricados pelos adolescentes atendidos e suas famílias, presenciou uma apresentação de dança, do coral e do grupo de capoeira compostos por crianças do Lar, e fez questão de lembrar que "o Tribunal, depois das inaugurações, tem o compromisso de fiscalizar cada unidade e, por causa desse acompanhamento e do comprometimento dos advogados, estudantes e entidades parceiras, conseguiu alcançar um índice de 95% de cumprimento dos acordos firmados pelas partes".
Com a nova unidade, já são 47 Balcões de Justiça e Cidadania, 25 na capital e 22 no interior. Na semana que vem, um novo Balcão será inaugurado em Camaçari e, no mês de agosto, os municípios de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras serão contemplados com o o projeto.