Direito

TJ LANÇA 6ª EDIÇÃO DO PRÊMIO INNOVARE COM TEMA JUSTIÇA RÁPIDA E EFICAZ

Aconteceu nesta sexta-feira
| 17/07/2009 às 17:42
O lançamento foi no auditório do TJ/BA
Foto:
O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Sílvia Zarif, afirmou, durante a cerimônia de lançamento da sexta edição do Prêmio Innovare, este ano com o tema "Justiça Rápida e Eficaz", que a premiação tem fundamental importância porque divulga e irradia as boas práticas dos operadores do Direito em todo o País, aproximando a população dos serviços judiciários, a exemplo do que já ocorre na Bahia com os Núcleos de Conciliação de 1º Grau e os Balcões de Justiça e Cidadania.

Ela afirmou que o evento fará parte dos anais das comemorações do IV Centenário do Tribunal de Justiça da Bahia.

Ao falar na cerimônia, que aconteceu no auditório do TJ, o corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, que é membro da comissão julgadora do prêmio, declarou-se "bastante à vontade e honrado em participar do lançamento e da comissão julgadora. "Porque, nas peregrinações que tenho feito com o CNJ por todo o País, percebo que o Judiciário precisa muito de boas práticas, principalmente no que se refere à gestão, e o prêmio incentiva este pensamento, essas ações", disse. Ele fez referência também à importância do evento no ano de comemoração do IV Centenário.

O ex-ministro da Justiça e presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare, Márcio Thomaz Bastos, citou a necessidade do "choque de gestão", em busca de uma administração eficaz, com prazos e metas. "É aqui que o Innovare entra, em consonância com o papel que o CNJ está exercendo, destacando as boas práticas Brasil afora, em prol da transparência do Poder Judiciário".

Discursaram ainda o presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Ayrton Mozart Valadares, e o diretor do Instituto Innovare, Carlos Araújo, ressaltando a importância do lançamento do prêmio na Bahia, depois de cerimônias semelhantes no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

O Prêmio Innovare foi criado em 2003 para identificar, premiar e disseminar práticas pioneiras e bem sucedidas do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da advocacia que contribuam para a modernização, desburocratização, melhoria da qualidade e eficiência dos serviços da Justiça.

As inscrições, no site www.premioinnovare.com.br , podem ser feitas até o próximo dia 31. Além de troféus e placas de menção honrosa, o projeto entregará o prêmio de R$ 50 mil aos vencedores de cada categoria.

Além do Tribunal de Justiça da Bahia, do Ministério da Justiça e do Instituto Innovare, são parceiros do evento a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, a Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), a Associação dos Juízes Federais, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

Participaram do evento magistrados e servidores do TJ, advogados, procuradores, promotores e defensores públicos. A mesa foi composta pela presidente Sílvia Zarif, o ministro Gilson Dipp, o ex-ministro Márcio Thomaz  Bastos, o secretário estadual de Justiça, Nelson Pelegrino, o chefe do MP, Lidivaldo Britto,  o procurador-chefe da República na Bahia, Daniel Pinheiro Dias, a defensora pública-geral, Tereza Cristina, o conselheiro da OAB Nei Viana Costa Pinto, e o representante das Organizações Globo, Antônio Cláudio Ferreira Neto.