Arrecadação do Poder Judiciário da Bahia apresentou um aumento de 15,5% no comparativo entre o primeiro trimestre de 2008 e o mesmo período deste ano. O mês de março registrou a maior arrecadação da Justiça baiana de todos os tempos, com um valor de R$ 15,3 milhões, provenientes da cobrança de custas cartorárias.
As medidas de aperfeiçoamento do controle da arrecadação e de fiscalização da atuação dos cartórios, implantadas pelo Tribunal de Justiça, com o apoio do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (Ipraj) têm sido uma das principais responsáveis pelo aumento na arrecadação.
O DAJ Eletrônico, que permite um acompanhamento mais rigoroso da emissão do documento e da arrecadação, e a intensificação das ações de fiscalização nos cartórios judiciais e extrajudiciais em todo o Estado, inibindo possíveis práticas indevidas, são ações que estão sendo implementadas para aumentar a arrecadação.
A expectativa do Ipraj é fechar o ano de 2009 com uma arrecadação de R$ 180 milhões, ou seja, um crescimento de 14% em relação a 2008.