O Nurec atuará em articulação com o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco), do MP, e com o Núcleo de Inteligência Criminal (NIC), também do MP, será integrado por promotores de Justiça com atribuição criminal, e coordenado pelo promotor de Justiça Fernando Lins, já designado pelo procurador-geral de Justiça.
Por meio de uma atuação conjunta, o núcleo exercerá suas atribuições em todas as comarcas do Estado da Bahia, estando entre elas o combate ao viés econômico da atividade criminosa. Havendo indícios suficientes, ele poderá requerer a apreensão ou o seqüestro de bens, direitos e valores do acusado ou investigado, existentes em seu nome e de terceiros.
Além de planejar, organizar e coordenar as atividades do núcleo, o coordenador do Nurec está incumbido de promover as articulações necessárias com órgãos e entidades governamentais municipais, estaduais e federais, especialmente o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Procuradoria-Geral do Estado da Bahia, Polícias Civil e Militar do Estado da Bahia, voltadas à prestação de auxílio ou colaboração nas investigações ou outras atividades que desenvolva.