Tema das aulas proferidas pelo antropólogo Ordep Serra, no âmbito da disciplina que integra o Curso de Especialização em Direitos Humanos e Cidadania do Programa de Capacitação e Educação em Direitos Humanos (Procedh), Religiões, Tolerância e Direitos Humanos estarão em debate amanhã e sábado, dias 3 e 4.
A aula desta sexta-feira acontecerá das 8h às 12h30 e das 14h às 18h30, e, no sábado, das 8h às 12h30, na sede do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP (Ceaf), situado à Rua Pedro Américo, nº. 13, Jardim Baiano.
O Procedh é uma realização conjunta do Ministério Público e do Governo do Estado da Bahia, com a interveniência da Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP) - Polícia Civil e Polícia Militar - e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e foi concebido levando-se em consideração a necessidade de enfrentar os crescentes índices de violência no estado, sob a ótica preventiva e educacional.
Além disso, diz a coordenadora executiva do programa, promotora de Justiça Márcia Virgens, também foram considerados os objetivos e estratégias do Ministério Público estadual, as finalidades para a qual foi constituída a Fundação Escola Superior do Ministério Público (Fesmip), sobretudo no que tange à experiência acumulada desde o ano de 1999, a partir do curso de especialização em Direitos Humanos, oferecido em parceria com a Uneb, bem como, em nível de contexto, os princípios e estratégias delineados no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, no que se refere à educação dos profissionais do Sistema de Justiça e Segurança. Nos dias 24 e 25 de abril, as aulas abordarão o tema "Desigualdade, Pobreza e Exclusão Social".