Vide
O embaixador Junoasza e o advogado Carlos Menezes na vista a Sílvia Zarig
Foto: Fotp: TJ/ACS
A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Sílvia Zarif, recebeu hoje pela manhã, em seu Gabinete, a visita protocolar do embaixador da Polônia no Brasil, Jacek Junosza Kisielewski, e do cônsul honorário na Bahia, advogado Antônio Carlos Menezes Rodrigues, empossado no cargo diplomático ontem à noite.
Segundo avaliação do embaixador, Brasil e Polônia experimentam fase de crescente importância e, por conta disso, os dois países entendem ser o momento de estabelecerem um relacionamento mais próximo, envolvendo, principalmente, a região Nordeste brasileira, com destaque para a Bahia. "Estamos interessados em investir em joint ventures", afirmou o diplomata.
O embaixador disse que os poloneses têm grande admiração pelo jurista Ruy Barbosa, o que ele considera forte elo entre seu País e o Judiciário brasileiro. Revelou que em Varsóvia há uma escola de nível médio - o Liceu Ruy Barbosa - onde o maior interesse está na relação com o Brasil. O cônsul Antônio Carlos Menezes Rodrigues lembrou a defesa que o jurista baiano fez, durante a 2ª Conferência da Paz de Haia, em 1907, pela liberdade da Polônia.
Esse é o quarto consulado honorário da Polônia no Brasil. Os outros três estão nas cidades de Belo Horizonte (MG), Vitória (ES) e Erechim (RS). Os consulados gerais, em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ).