Direito

CONSELHO DE NUTRIÇÃO QUER DIFERENCIAL ENTRE AUXILIARES E TÉCNICOS

Vide
| 09/03/2009 às 11:10
  O Conselho Regional de Nutricionistas - 5ª Região (CRN-5) solicitou à Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) a emissão, o quanto antes, do parecer formal a respeito do diferencial entre os profissionais formados como Auxiliares em Nutrição e a categoria de Técnicos em Nutrição e Dietética.

O objetivo é colaborar para equiparação entre as grades curriculares das duas funções, já que a categoria de Auxiliares foi extinta. Esta ação possibilitará a regularização do registro desses profissionais junto ao CRN-5, o que, entre outros aspectos, dará respaldo para atuação deles dentro de sua função.


O CRN-5 também está estabelecendo contatos com Universidades e com a Escola de Formação Técnica em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB/EFTS) com o intuito de firmar parcerias para realização de cursos que supram a eventual necessidade de complementação de carga horária para equiparação entre auxiliares e técnicos.


"O Conselho está fazendo uma busca documental nas unidades formadoras e em setores da SEC-BA a fim de elucidar as diferenças entre os currículos e cargas horárias dos cursos de técnico de nutrição e dietética em comparação com o de auxiliares em nutrição, função que não é reconhecida pelo Sistema Conselho Federal/Conselho Regional de Nutricionista (CFN/CRN) como profissão regulamentada", explica a secretária do CRN-5, Lindanor Santana, membro da Comissão de Formação Profissional coordenada pela nutricionista Joelma Ribeiro.


Apesar dessa Comissão estar à frente deste processo, para maior celeridade na tramitação de suas etapas, diferentes comissões do Conselho estão trabalhando em conjunto. "Também contamos com o fundamental respaldo técnico da Assessoria Jurídica (Assejur) dessa autarquia", aponta Fábio Rodrigo Santos, também membro da Comissão.