Em projeto de lei também encaminhado a ALBA, o TJ quer extinguir as Varas de Defesa do Consumidor e vai enfrentar problemas na sua aprovação na Casa. O deputado Álvaro Gomes (PCdoB) já disse que vai convocar uma audiência pública para tratar do assunto.
CONFIANTE
Em coletiva a jornalistas que cobriam o evento, a deputada estadual Marizete Pereira, presidente da Comissão de Direitos da Mulher e representante do Poder Legislativo na solenidade, confirmou a expectativa da presidente ao afirmar ter certeza de que os parlamentares serão unânimes em aprovar a proposta do Judiciário. "É consenso entre os deputados que essas Varas são fundamentais para a efetivação da Lei Maria da Penha", afirmou.
Em clima de festa, a solenidade contou com a presença maciça das mulheres baianas que, organizadas em seus movimentos e associações, colaboraram ativamente para instalação da Vara. "Estas mulheres bateram às portas do Tribunal de Justiça, da Assembléia Legislativa, e conseguiram emendar o projeto da Lei de Organização Judiciária, possibilitando a criação de três Varas no Estado", disse a presidente.