Vide
A presidente Sílvia Zarif inaugura amanhã, às 16 horas, a 1ª Vara de Defesa da Mulher do TJ, na Rua Conselheiro Spínola, no bairro dos Barris, aonde anteriormente funcionava o Juizado de Defesa do Consumidor. A Vara, implantada com recursos do Tribunal de Justiça e do Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), terá uma equipe multidisciplinar formada por juízes, psicólogos, assistentes sociais e servidores de cartório devidamente preparados quanto aos aspectos sociopsicológicos que envolvem a violência doméstica e familiar.
Treinamento específico, que está sendo desenvolvido com todo o grupo, inclui visitas técnicas a instituições que já possuem serviços de apoio psicossocial a mulheres vítimas de violência, bem como atividades em sala de aula.
Além da presidente, também estarão presentes na inauguração os demais membros da Mesa Diretora, desembargadores, representantes do Ministério Público, da Defensoria e Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, além de representantes de movimentos sociais de defesa dos direitos da mulher.
Números da violência - Segundo dados da Superintendência Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), da prefeitura de Salvador, os índices de violência contra a mulher na capital baiana vêm aumentando muito. Em 2007, foram registrados na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher 8,9 mil ocorrências, abrangendo desde ameaças até lesões corporais, espancamentos e estupros, entre outros delitos.
No resto do Brasil, os dados são ainda mais graves. Estima-se que a cada 15 segundos uma mulher é vítima de violência no País e somente 10% delas denunciem os maus-tratos e agressões, segundo entidades de defesa da mulher.