70 PROMOTORES
Constituído por mais de 70 Promotorias de Justiça atuantes em 106 municípios, distribuídas em seis Coordenações Regionais - Costa dos Coqueiros, Recôncavo Sul, Costa do Dendê, Costa do Cacau, Costa do Descobrimento e Costa das Baleias -, o Numa surgiu em 2005 como resposta do Ministério Público à ausência de políticas públicas protetoras eficientes ao bioma Mata Atlântica.
Os órgãos ambientais existentes até então - federais, estaduais e municipais - não atuavam de forma integrada, tornando difícil a continuidade das ações de fiscalização e preservação, e o de combate à devastação da Mata Atlântica.
A atuação do Numa em defesa do meio ambiente é pautada em intervenções jurídicas e crítico-educativas, bem como em uma posição participativa, com o propósito de oferecer contribuição adicional à comunidade e aos órgãos credenciados para a defesa do patrimônio natural.
Com o apoio do "Projeto Corredores Ecológicos", do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o núcleo pôde ampliar a fronteira de atuação do próprio MP e, ao mesmo tempo, integrar ações dos demais órgãos ambientais, a exemplo das bases ambientais. A primeira unidade, instalada no Recôncavo Sul, foi inaugurada em agosto último, em Amargosa. No primeiro mês de atuação, realizou quatro operações e os resultados comprovaram a eficácia da iniciativa.