Direito

CONSELHEIRO CNJ DEFENDE PLANO GLOBAL PARA DESTRAVAR JUDICIÁRIO

Vide
| 03/11/2008 às 14:14
Encontro reúne na Bahia TJs da Bahia, Sergipe e Paraiba (Foto/ACS/TJ)
Foto:
 A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Sílvia Zarif, participa neste momento do Encontro Regional do Judiciário, promovido pelo CNJ, que reúne representantes dos Tribunais de Justiça e Regionais Eleitorais da Bahia, Sergipe e Paraíba.

 Ao abrir o encontro, a desembargadora fez um relato das conquistas do Judiciário baiano, das suas dificuldades, dos projetos de trabalho e das propostas que atual mesa realiza, com o objetivo de estender os serviços da justiça a todas as camadas da população, de forma célere e competente. Esses projetos e programas, disse ela, fazem parte das metas do Plano Diretor do Judiciário.

"Espero que a troca de experiências que teremos neste encontro seja muito positiva para todos e que traga bons frutos para a melhoria do Judiciário nacionalmente", afirmou. Em seguida falou o conselheiro do CNJ, Mairan Maia, que destacou a necessidade de elaboração de um plano global para todo o Judiciário e da importância desses encontros regionais para a troca de experiências das boas ações e metas que estão sendo desenvolvidas pelos diversos tribunais.

AGENTE INTERLOCUTOR

"O CNJ é um agente interlocutor da integração das unidades para o fortalecimento institucional do Poder Judiciário", afirmou, ao destacar que a  intenção do encontro é ouvir os Tribunais sobre questões referentes a gestão, planejamento e propostas locais, além de divulgar ações empreendidas que impliquem melhoria da prestação jurisdicional, com vistas a uma rede única de objetivos.

A juíza auxiliar do CNJ, Gabriela Albuquerque, fez a explanação sobre a metodologia utilizada pelo Conselho nesses encontros e como serão as fases posteriores para elaboração de um plano nacional do Judiciário.

O primeiro Tribunal a apresentar seus programas de trabalho é o da Bahia e, neste momento, estão falando a assessora de Projetos Especiais, juíza Patrícia Cerqueira, o juiz Josiel Oliveira, chefe da Ouvidoria do Tribunal, o superintendente do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (Ipraj), Pedro Vieira, e a assessora de Planejamento, Alvamari do Valle.

As próximas apresentações serão feitas pelos representantes de Sergipe e Paraíba, durante todo o dia.