Candidato à reeleição, o presidente da Câmara de Vereadores de Pau Brasil (município localizado a 551 km de Salvador), José Raimundo Alves Ribeiro, conhecido como "Di", foi preso em flagrante ontem, dia 5, pela manhã, durante a eleição municipal, por prática de compra de votos e propaganda política ilegal.
O crime foi denunciado por um eleitor ao promotor de Justiça Alexandre Lamas, que dirigiu-se com a Polícia Militar ao local indicado, a praça da feira, nas proximidades da residência do irmão do vereador onde verificou uma aglomeração de pessoas.
Dentre os revistados por determinação do representante do Ministério Público, estava o candidato José Raimundo e mais dois cúmplices, com os quais foi encontrado um grande de volume de dinheiro em espécie e panfletos de propaganda eleitoral, conhecidos como "santinhos".
Somente em poder de um dos cabos eleitorais que acompanhavam o vereador, foi encontrado de R$ 1 mil em notas miúdas. José Raimundo Ribeiro não foi reeleito e encontra-se preso na Delegacia de Polícia de Pau Brasil. De acordo com o promotor Alexandre Lamas, ele responderá pelos crimes tipificados nos artigos 299 do Código Eleitoral (corrupção eleitoral) e 39, parágrafo 5º, inciso III, da Lei nº 9.504/97 (propaganda irregular).