Direito

TJ DÁ POSSE A NOVO DESEMBARGADOR E SUSPENDE PROMOÇÕES MAGISTRADOS

Vide
| 30/09/2008 às 18:03
Presidente do TJ, Silvia Zarif, dá posse ao desembargador Jesivaldo (F/TJ)
Foto:
  A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Sílvia Zarif, empossou hoje à tarde, em sessão extraordinária administrativa do Pleno, no cargo de desembargador, o juiz Gesivaldo Nascimento Britto, promovido ao TJ pelo critério de antiguidade para ocupar a vaga deixada pela aposentadoria do desembargador Waldemar Ferreira Martinez.

  Salientou que a posse do magistrado José Cícero Landin Neto no cargo de desembargador, por merecimento, que pela ordem de ascensão se daria antes, foi suspensa em função de liminar expedida pelo conselheiro Antônio Umberto de Souza Júnior, do Conselho Nacional de Justiça.

  Apenas com um voto contrário, o Pleno decidiu também pela suspensão do Edital Nº 27/2008, que convocava a plenária de hoje para apreciação das promoções dos magistrados de terceira para a entrância especial, habilitados em 2007, até que se conheça a decisão final do CNJ.

  Gesivaldo Britto, que logo após a posse iniciou as funções de desembargador, vai atuar na 2ª Câmara Cível.   

Perfil 

O desembargador Gesivaldo Nascimento Britto nasceu em Salvador no ano de 1946, tendo se formado em Direito pela Universidade Católica de Salvador em 1978. Antes de ingressar na magistratura, em 1982, atuou por dois anos e meio como promotor de Justiça nos municípios de Lençóis, Seabra e Itaberaba, na região da Chapada Diamantina.
 
A primeira comarca em que judicou foi a de São Felipe, onde permaneceu até 84, para em seguida passar por Monte Santo e Irará, antes de ser promovido para a capital, na 2ª Vara de Fazenda Pública, da qual foi titular por 18 anos.